A CÂMARA DE MUQUI ESTÁ NESTA CAMPANHA !

Depois do Outubro Rosa, chega a vez do Novembro Azul !

 

Campanha alerta os homens sobre a importância do exame de próstata.

Por: Sidneyrezende.com

 

O mês de outubro teve suas atenções voltadas para os cuidados de prevenção do câncer de mama, o principal tipo de câncer entre as mulheres. Com a chegada do mês de novembro, é a vez de a campanha Novembro Azul alertar os homens sobre os riscos da próstata.

A incidência do câncer de próstata é alta entre os homens principalmente pelo preconceito ainda presente em relação ao exame de toque. Dados do Ministério da Saúde apontam que a doença atinge 50 mil homens e mata mais de 12 mil a cada ano.

Tendo em vista esta realidade, a campanha Novembro Azul foi criada em 2003 na Austrália e o dia 17 do mesmo mês passou a ser considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de pele não-melanoma é o único tipo de câncer que afeta mais os homens que o de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O diagnóstico no início da doença facilita o tratamento e reduz o risco de morte.

Por isso, especialistas recomendam que homens com idade superior a 45 anos realizem o exame de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) anualmente. Se você tem medo de fazer o exame de toque e perder a virilidade, saiba que isso não se passa de um mito. A perda da virilidade só é um risco para aqueles que deixam a doença se desenvolver por terem um diagnóstico tardio.

Publicado em sexta-feira, 03 de novembro de 2023

Atualizado em sexta-feira, 03 de novembro de 2023

ACOMPANHE A CÂMARA
Receba novidades sobre assuntos da Câmara

ENDEREÇO:
Rua Satyro França, n° 95 - Centro, Muqui - ES

ATENDIMENTO:
Telefone: (28) 3554-1866 / 3554-1666
E-mail: ouvidoria@camaramuqui.es.gov.br

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

HORÁRIO DAS SESSÕES:
Sessões: 1° e 3° Quarta-Feira do Mês