Concursos devem abrir mais de 42 mil vagas, fique atento !

Concursos devem abrir mais de 42 mil vagas nos próximos meses
16/07/2007 18:34:18 - CorreioWeb

Concursos devem abrir cerca de 42.773 vagas sejam preenchidas nos próximos meses. Do pacote, 11.597 postos estão garantidos. Isso porque essas contratações já foram autorizadas pelos governos locais ou pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que cuida das seleções dos órgãos federais.

Das 35 instituições beneficiadas, 19 já divulgaram editais. São 3.884 vagas, divididas entre cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários que variam de R$ 600 a R$ 19,9 mil. As Forças Armadas oferecem boa parte das vagas com editais na praça, 2.742. Essas seleções, as militares, costumam estar atreladas a cursos de formação que duram de três a cinco anos e garantem aos aprovados o ingresso em um cargo com plano de carreira definido.

Além das vagas garantidas, há 31.176 que podem incrementar a agenda dos estudantes até o final do ano. São os pedidos de contratação que estão sendo analisados pelo Ministério do Planejamento e pelo Congresso Nacional. Quem faz a encomenda costuma carregar no número de postos. Mas há indícios de que as respostas podem ser animadoras. Dois deles: o governo federal tem que substituir, do início deste ano até 2.010, 26.762 terceirizados só nos órgãos do Executivo; e projetos lançados recentemente, como o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania, precisarão de reforço de pessoal para sair do papel.

O Correio Braziliense consultou os órgãos que estão investindo em concursos públicos e traçou um panorama das contratações que serão feitas pelo país. As ofertas vão de vagas para copeiro a juiz federal. Escolha aquela que mais combina com o seu perfil e mãos à obra. Ou melhor: não as tire de cima dos livros e apostila, pois concurseiro que se preza faz muita prova antiga e não fica um dia sem resolver exercícios. “A teoria é nua e crua. No exercício, você vê como ela é pedida nas provas”, ensina Vládia Pavlovna, analista administrativa da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.

Publicado em terça-feira, 17 de julho de 2007