História do Museu

Ketty Cirillo Lourenço , ex-aluna do Colégio, de 1935 a 1944, veio a primeira vez de São Paulo a Muqui em 1973 para participar do "Dia da Saudade", como é chamado o Encontro Anual dos Ex-alunos. Sem ter sido avisada da demolição do prédio principal e dos campos de esporte do Colégio, ao deparar com aquele vácuo no local, tomada de indignação e dor, decidiu recolher e garimpar a partir daquele momento todo e qualquer resquício de objetos e partes do que sobrara, para trazer de volta a memória de tão grandiosos tempos do Colégio e da Cidade sob a direção do emérito educador e respeitado político, Dr. Dirceu Cardoso, cujo nome o Museu carrega hoje em sua homenagem.

Achou objetos jogados entre os escombros, no mato, debaixo de escadas, placas de mármore com os nomes dos Presidentes do Grêmio, quadro de honra encostado nos depósitos, peças de laboratório em caixas, enfim, Ketty Cirillo passou a recolher tudo o que podia e o que recebia. Com o tempo, pessoas passaram a doar medalhas, fotos e pequenos documentos. Ynê Ribeiro Britto, na ocasião, gentilmente emprestou local em sua residência para que estes objetos fossem guardados, a fim de que fossem expostos nos Encontros Anuais dos Ex-alunos. Até que em 1983, Maria Carmem Furtado, diretora do Colégio na época, ofereceu duas salas para que este acervo fosse exposto em comemoração ao cinqüentenário da fundação do Colégio.

Dia 16 de julho de 1983, a inauguração do Museu fez parte da Programação da Festa do Jubileu de Ouro do Colégio. A fundação constou em Ata e o Livro de Presença foi assinado por cerca de duzentos ex-alunos que participaram emocionados do evento.Anos depois a Associação dos Ex-Alunos também em ata sugeriu que o Museu tomasse o nome de Ketty Cirillo, porém esta abriu mão da gentil homenagem, pois a finalidade do seu trabalho foi sempre e unicamente homenagear Dr. Dirceu Cardoso, por ter convivido, estudado e lecionado no total de 10 anos junto a ele, tempos estes que fizeram com que os 20 anos que morou em Muqui com sua família, ainda solteira, ficassem na sua memória para sempre.

Com o passar dos anos, o Museu ficou meio esquecido, usado como depósito e infelizmente quase não mais visitado. Cerca do ano de 2003, em razão de uma grande reforma e interdição das instalações do Colégio por causa de fortes chuvas e deslocamento geológico na região, foram obrigados a retirar o acervo das salas em 24 horas, encaixotando-o às pressas. Foi solicitado então ao Senhor Prefeito Paulo Viçosi que ofereceu um local no Ginásio de Esportes da Cidade onde se encontra até hoje, meados de 2007, à espera de uma sede própria. Nesta ocasião, em ata, votou-se para que o Museu carregasse o nome do Dr. Dirceu Cardoso sendo que Ketty Cirillo foi consultada e, como dito anteriormente, cedeu lugar para o justo, único e merecedor nome. Várias pedras fundamentais foram lançadas, porém nenhuma chegou a ser edificada.

Tentamos arduamente com apoio da Prefeitura, das Secretarias de Educação e Cultura de Muqui, junto ao Governador do Estado do Espírito Santo, Sr. Paulo Hartung, e amigos interessados obter um local definitivo para sede do Museu e assim poder cadastrá-lo entre os Museus Nacionais e expô-lo à visitação para alunos, moradores e turistas. Com local definitivo, ficará mais fácil obtermos patrocínio e doações de objetos, uma vez que grandes empresas interessadas em projetos culturais apenas podem se interessar se a entidade tiver endereço fixo e o que for doado por alunos e moradores permanecerá em segurança. Pedimos ajuda da população para que colaborem inicialmente procurando e guardando material para um dia ser doado. Se o prédio obtido tiver suficiente espaço abrigaremos além de o Museu a sede da Associação dos Ex-alunos para que ambos se eternizem como Patrimônio Histórico da Cidade de Muqui.

Temos porém a grata satisfação e orgulho de confirmar que fomos oficialmente informados no início de julho de 2007, pela Secretaria de Estado de Cultura, na pessoa do Ilmo. Governador Paulo Hartung, que um convênio seria celebrado entre a Associação e a Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo viabilizando a compra de um imóvel adequado para exposição do Museu Dr. Cardoso, Muqui e sua História. Tal convênio foi assinado durante o 44º. Encontro de Ex-alunos, dia 21 de julho, na abertura da programação da Festa pela comitiva do Governador e sua Secretaria.

Com isso, realizou-se a compra de dois imóveis à Rua João Jacinto, 181 e 201 sendo que pretendemos a partir de 2008 começar a lutar para conseguir patrocínio a fim de conseguir verbas para restaurar e adaptar as duas casas tombadas no dia 15 de novembro de 2007, para que finalmente o Museu seja aberto à visitação em sua sede definitiva.Graciosamente, pouco antes deste fato, a Câmara dos Vereadores, na pessoa do Presidente Dr. Sérgio Luiz Macedo, ao conhecer parte do acervo que portávamos em disquetes e cds, encantou-se com o nosso trabalho e ofereceu para que o Museu se tornasse virtual através do website da Câmara, divulgando desta forma a História do Colégio e da Cidade, sendo que também a partir de hoje, dia 21 de julho, qualquer ex-aluno no Brasil ou fora dele poderá saborear a maravilha que é sentir de novo na pele e no coração a emoção de um dia ter passado por Muqui e pelo Colégio.

Agora podemos contar com dois Museus, o acervo real, no aguardo de uma sede em um futuro próximo, e o virtual, aqui aberto à visitação, denominados Museu Virtual Dr. Dirceu Cardoso, Muqui e sua História para sua permanente consulta.