Bombeiros do RJ abrem concurso para mais de cinco mil vagas

Fonte - G1

O governo do estado do Rio de Janeiro abriu nesta segunda-feira (10) inscrições para o concurso público para preencher 5.009 vagas, de nível médio e superior, no Corpo de Bombeiros. A maioria dos aprovados irá trabalhar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nas Unidades de Pronto-Atendimento de 24 horas (UPA). Os salários são a partir de R$ 874,47.

As inscrições estão abertas até 4 de abril e as provas serão realizadas no dia 27 de abril. A taxa de inscrição é de R$ 50 para as vagas de nível médio e de R$ 100 para as vagas de nível superior. Os interessados podem se inscrever pela internet (www.funrio.org.br), ou de segunda a sexta, das 8h às 18h, em oito postos espalhados pelo Rio, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e Campos de Goytacazes. Informações sobre o edital podem ser obtidas pelo telefone 2567-5717.

No Rio, os postos ficam em Madureira (Curso Bahiense, na Avenida Ministro Edgar Romero 415, 3º andar), Maracanã (Estádio Célio de Barros, na Rua Professor Eurico Rabelo s/n), Méier (Colégio Integrado do Méier, na Rua Silva Rabelo 70) e Campo Grande (Colégio Estadual Doutor Albert Sabin, na Rua Tenente Ronaldo Santoro s/n).

Nível superior x nível médio

Ao todo são oferecidas 2.018 vagas de nível superior para dentistas, farmacêuticos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e médicos (socorrista, clínico, pediatra, ortopedista, endoscopista digestivo, broncoscopista, neurocirurgião e anestesiologista). Para estas vagas, é preciso ter até 35 anos, ensino superior completo e a especialização exigida para o cargo.

Já os candidatos de nível médio vão concorrer a 2.991 vagas para soldados combatentes, guarda-vidas, motoristas e auxiliares de saúde (técnico em enfermagem e de radiologia). Para as vagas de guarda-vidas, os candidatos têm de ter no máximo 24 anos. E terão de se submeter a uma prova de habilidade específica. Para as demais vagas, o limite de idades é de 30 anos.

Todos os inscritos farão provas de múltipla escola de língua portuguesa e matemática. Os candidatos a cargos na área de saúde também farão um teste de conhecimentos específicos. Inscritos para motoristas têm de apresentar carteira de habilitação para a categoria D. Para os candidatos a combatente será exigida a habilitação para a categoria B. Para os cargos técnicos é necessário apresentar certificado ou diploma.

Publicado em terça-feira, 11 de março de 2008