Cespe/UnB divulga resultado do concurso do INSS

Cespe/UnB divulga resultado do concurso do INSS. 600 mil pessoas se inscreveram no país

Fon te  - G1

O Cespe/Unb divulgou nesta sexta-feira (4) o resultado do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/INSS2007, estão os resultados por cargos, área de formação e localidade.

O resultado, segundo comunicado publicado na página da instituição, contempla os candidatos classificados em duas vezes o número de vagas.

O edital de resultado final no concurso público contemplará a relação de candidatos em até duas vezes o número de vagas oferecidas para cada cargo/formação/localidade da vaga , diz o edital.
Em outro link disponível, o candidato também pode consultar sua classificação, nota geral e nota de cada uma das provas: conhecimentos básicos, conhecimentos complementares e conhecimentos específicos. Para fazer esta consulta, é preciso informar o CPF e o número de inscrição.

De acordo a assessoria do Cespe, o arquivo geral, com o resultado consolidado, será publicado no site na próxima segunda (7).

Cerca de 508 mil candidatos fizeram as provas no dia 16 de março para 2 mil vagas. Organizado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), o processo seletivo foi realizado em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. O índice de abstenção foi de 12,70% para nível médio e 18,4% para nível superior.

Os candidatos aprovados irão tomar posse coletiva no dia 19 de maio e deverão começar a trabalhar 15 dias depois. Foram oferecidas 1,4 mil vagas para o cargo de técnico do seguro social (nível médio) e 600 para o cargo de analista do seguro social (nível superior), ), cujas remunerações são de R$ 1.989,87 e R$ 2.243,78, respectivamente.

No início de junho, os novos servidores começam os cursos de ambientação, que serão realizados durante três semanas, sendo as duas primeiras dedicadas à parte teórica. Os contratados receberão noções de economia, cultura local e conhecendo projetos sociais para identificar os contribuintes e não contribuintes.

Na segunda semana, terão aulas sobre seguridade e previdência social; história e atuação da instituição; políticas; e diretrizes e plano de ação do INSS. As aulas serão ministradas em sete pólos (Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre). Na terceira semana começam as aulas práticas nos laboratórios de informática.

600 mil inscritos

O concurso para o INSS recebeu cerca de 600 mil inscrições e foi um dos maiores dos últimos dois anos realizados pelo Cespe/UnB. Nesse período, ele ficou atrás apenas do Banco do Brasil, que registrou 660.873 inscritos em 2007. Depois dele, destacam-se em 2006 as seleções da Caixa Econômica Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, com 318.492 e 189.402 inscritos, respectivamente.

Ao todo, participaram da aplicação das provas cerca de 40 mil colaboradores, entre chefes e fiscais de sala, inspetores de segurança, porteiros, auxiliares de limpeza, médicos, seguranças, representantes de escolas e delegados.

As provas foram aplicadas em 366 municípios, totalizando 767 coordenações diferentes e cerca de 15 mil salas. Foram realizados, aproximadamente, mil atendimentos especiais, incluindo aplicação de provas em braile, utilização de ledor e apoio de intérprete de libras.

Publicado em sexta-feira, 04 de abril de 2008