Eleitor deve tomar cuidado com vírus que circula na rede;

Eleitor deve tomar cuidado com vírus que circula na rede em nome do TSE

Fonte:  (Flávia Lommez - Redação Gazeta Rádios e Internet

As eleições se aproximam e os eleitores devem ficar atentos para não cair em mais um golpe virtual. Está em circulação na internet um e-mail em nome do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o assunto Cancelamento Provisório , que informa uma suposta irregularidade no título de eleitor do internauta. Em nota no site, o TSE explica que não envia e-mail a eleitores, nem autoriza nenhuma outra instituição a fazê-lo em seu nome.

Segundo comunicado enviado pelo órgão, há algum tempo a Polícia Federal investiga e rastreia essas ações e é de suma importância que os usuários deletem qualquer e-mail em nome de órgãos públicos .

O Chefe de Investigação da Polícia Civil do Espírito Santo, Eduardo Pinheiro Monteiro, esclarece que essa prática é conhecida como phishing e configura crime de dano, quando o conteúdo prejudica o internauta. Segundo o investigador, o usuário deve estar atento às seguintes recomendações:

- Não abrir e-mails de remetentes desconhecidos;

- Não abrir e-mails de remetentes suspeitos, tais como aqueles de Receita Federal, Serasa, Justiça Eleitoral, intimações e outros que tem como único objetivo induzir aos internautas a clicarem em links dentro destes e-mails. Pois, ao clicar nestes links o internauta estará instalando em seu computador um programa do tipo spyware, que coletará dados do internauta e encaminhará para o criminoso.

- Jamais clicar em links dentro de e-mails.

Você pode denunciar esta prática em qualquer delegacia ou pelo telefone do Núcleo de Repressão a Crimes Eletrônicos (Nureccel): (27) 3137-2607

Publicado em quinta-feira, 24 de julho de 2008