Interior do Espírito Santo terá planetário e observatório;

Interior do Espírito Santo terá planetário e observatório em três anos

Fonte : (Guido Nunes - Redação Gazeta Rádios e Internet)

Os astros, as galáxias e os demais seres cósmicos poderão ser observados do interior do Estado. Um projeto da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia prevê a construção, em três anos, de planetários e de observatórios astronômicos nas microrregiões do Estado. O projeto está orçado em R$ 12 milhões e deve contar com investimentos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Essa é uma das medidas do projeto Núcleos de Motivação em Ciência e Tecnologia, que terá início em Vitória, no departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Cerca de 15 bolsistas vão produzir conteúdo didático para internet que será disponibilizado para todas as escolas da Rede Estadual de Ensino.

O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rogério Silveira de Queiroz, disse que a intenção do projeto é levar os conhecimentos em ciência para o interior do Estado. Esse projeto no Espírito Santo visa a levar essa motivação às escolas do interior. É uma linha de atuação que está prevista no nosso trabalho e que deve ter investimento bastante razoável para promover essa motivação.

Semana de Ciência e Tecnologia

Durante a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que vai acontecer entre os dias 20 e 26 de outubro, os professores de Ensino Médio serão o público-alvo. Uma palestra, ministrada pelo doutor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marco Antônio Moreira, vai abordar temas sobre o aperfeiçoamento do ensino de Ciências nas escolas - em especial, as públicas.

O secretário Rogério Queiroz disse que o objetivo dessa medida é motivar o ensino de Ciências nas unidades de ensino. Ele ainda ressaltou que há uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para que todas as escolas estaduais de Ensino Médio do Espírito Santo possuam laboratórios de Ciências.

Os professores do Estado interessados em participar das palestras podem se inscrever gratuitamente pelo site http://www.sect.es.gov.br.

Publicado em terça-feira, 14 de outubro de 2008