Petrobras:crise econômica não afeta projeção de 10 mil vagas

Petrobras: crise econômica não afeta projeção de 10 mil vagas até 2012

Fonte :  (G1)

A Petrobras garante que a crise econômica não irá reverter os planos da empresa de contratar 10 mil funcionários por meio de concurso público até 2012. Segundo Lairton Correa, gerente de efetivo do Departamento de Recursos Humanos da empresa, a demanda faz parte do planejamento estratégio da empresa.

Segundo Correa, algumas das vagas, que estavam previstas para serem oferecidas no começo de 2009, foram antecipadas devido à necessidade de pessoal por causa do planejamento da companhia e também devido ao tempo de formação necessário dentro da empresa até que o profissional esteja apto para assumir as funções.

Nesse concurso, são oferecidas vagas para técnicos em várias áreas, engenheiros e geofísicos. No caso dos técnicos, o curso de formação dentro da empresa chega a durar 18 meses antes que ele comece a trabalhar. Já para engenheiros a duração do curso é de seis a 11 meses, dependendo da área.

As vagas são para as áreas de exploração e produção (plataformas e nos campos de petróleo) e abastecimento (refinarias). As remunerações iniciais variam de R$ 2 mil a R$ 4,8 mil.

Segundo Correa, a Petrobras complementa a formação dos profissionais, porque, segundo ele, o mercado não oferece a mão-de-obra especializada que a empresa precisa.

No caso dos cargos de nível médio e técnico, os profissionais fazem um curso na própria unidade onde irão trabalhar. Os que irão atuar em cargos de nível superior fazem a universidade que fica dentro da Petrobras.

Correa prevê que outro concurso seja realizado no começo do ano que vem, mas não informou o número de vagas.

Neste ano, a empresa já realizou três concursos: um para 989 vagas, outro para 2.611 vagas e este último, para 208 vagas - total de 3.808 vagas. Nos dois primeiros, todos os aprovados já começaram a fazer cursos de formação ou trabalhar.

Publicado em quarta-feira, 12 de novembro de 2008