Senado vai divulgar edital de concurso com 300 vagas;

Senado vai divulgar edital com 300 vagas para níveis médio e superior
05/03/2007 13:41:49 - CorreioWeb

O Senado Federal pretende publicar edital de seleção ainda neste primeiro semestre de 2007. A expectativa é de que 300 vagas sejam oferecidas de imediato, distribuídas entre 200 cargos de técnico (nível médio) e 100 de analista (nível superior). Os concurseiros que já se preparam para as provas da Câmara sairão em vantagem, pois o conteúdo dos testes do Senado será bem semelhante ao da Casa vizinha.

Um fator atraente do concurso para o Senado será o salário. Os vencimentos iniciais devem variar entre R$ 6 mil e R$ 9 mil. Nada mal para quem almeja estabilidade profissional e financeira. Para os interessados no certame, há uma boa notícia: é que, além dos 300 postos efetivos que o edital deverá trazer, o Senado também pretende contratar mais 700 aprovados ao longo da validade do concurso.

A instituição está com grande carência de servidores, até porque não realiza grandes concursos há quase uma década. Desde então, a quantidade de trabalhadores concursados da Casa vem diminuindo, principalmente em decorrência de aposentadorias e desligamentos. Outro problema enfrentado pelo Senado é a falta de um cadastro de reserva para suprir a demanda por novos profissionais.

Atualmente, a Casa contabiliza cerca de 3,5 mil servidores em seu quadro. Esse número já foi bem maior. Houve época em que chegou a ser de 4,5 mil. Apesar de as prioridades do órgão serem pautas políticas, há um empenho concentrado dos servidores para que a Mesa Diretora aprove a medida que autoriza a realização do concurso.

Paralelo ao pedido de autorização, a comissão responsável pela elaboração de concursos do Senado já realiza levantamento para definir como as vagas serão distribuídas. A princípio, além das oportunidades para técnicos, haverá cargos para as áreas Administrativa, de Processo, Direito, Comunicação Social e Informática. É bem provável que a seleção fique a cargo do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

Publicado em segunda-feira, 05 de março de 2007