Corpo de Bombeiros abre inscrições para concurso;

Corpo de Bombeiros abre nesta segunda inscrições para concurso

Fonte: Gazetaonline

O Corpo de Bombeiros Militar inicia, nesta segunda-feira (13), às 10 horas, o período de inscrição para o concurso de Oficiais. As inscrições, que vão até as 23h59 do dia 22 de dezembro, serão efetuadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB). São oito vagas para o cargo de Oficial.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, o Cesp/UnB disponibilizará local com acesso à rede, nos endereços abaixo, no período entre 10 horas do dia 13 de dezembro até as 23h59 do dia 22 de dezembro de 2010 (horário oficial de Brasília), observados o dia e o horário de atendimento de cada estabelecimento.

A data da prova será em 23 de janeiro de 2011. A taxa de inscrição é de R$ 80,00. O conteúdo programático será baseado no Ensino Médio, com prova objetiva, com 120 questões e redação.

Para fazer o concurso, o candidato precisa ser brasileiro nato ou naturalizado; ter idade mínima de 17 (dezessete) anos e máxima de 25 (vinte e cinco) anos, até a data da Incorporação, se civil. Se militar estadual da ativa no Espírito Santo, descontado o tempo de efetivo serviço prestado à Corporação, atinja a idade máxima de 25 (vinte e cinco) anos até a data da matrícula no Curso de Formação de Oficiais e ter Ensino Médio completo.

Confira outras exigências:

O candidato deverá possuir os documentos abaixo, sujeitando-se à sua apresentação a qualquer tempo, quando solicitado, sob pena de ser eliminado do Concurso Público e anulados todos os atos dele decorrentes, sem prejuízo das sanções legais:

a) Cópia de documento oficial de identidade, acompanhado do original para conferência;
b) Duas fotografias 3x4 iguais e recentes, devidamente identificadas no verso, com nome completo do candidato;
c) Termo de procuração, acompanhado de fotocópia autenticada em cartório de documento oficial de identidade do outorgado, no caso de pedido de isenção de inscrição por procuração;
d) Histórico escolar do Ensino Médio (cópia autenticada em cartório);
e) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral (cópia autenticada em cartório);
f) Prova de quitação com o Serviço Militar Obrigatório - original (se for do sexo masculino);
g) Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia autenticada em cartório);
h) Comprovante do CPF;
i) Número de inscrição no PIS/PASEP (se inscrito).
5.2 Para a identificação, não serão aceitos por serem documentos destinados a outros fins: Protocolo, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação (sem foto), Identidade Funcional e CPF.
5.3 Os documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.
5.4 Na sétima e oitava etapas serão exigidas documentações específicas.

Atenção para o teste físico

O Teste de avaliação física é constituído dos seguintes exercícios: Natação aplicada; Apoio de frente sobre o solo; Abdominal remador e Barra (masculino - flexão na barra e feminino - barra estática); Corrida de 12 minutos; Subida na corda (masculino - sem auxílio dos membros inferiores e feminino - com auxílio dos membros inferiores)

Os testes físicos serão realizados em três dias, sendo: 1º dia: natação aplicada à atividade bombeiro militar; segundo dia: apoio de frente sobre o solo, abdominal remador e barra, e por último, no terceiro dia, corrida e corda.

A forma e execução dos exercícios podem ser conferidos no endereço eletrônico http://www.cb.es.gov.br

O profissional

O oficial bombeiro militar realiza atividades como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências de produtos perigosos, defesa civil, resgate de vítimas poli-traumatizadas presas em veículos, prevenção e normalização contra incêndio e pânico, ou seja, as áreas de conhecimento são amplas, e aperfeiçoadas ao longo da carreira em cursos de especialização.

Durante o curso de formação, o candidato receberá em media R$ 2.500,00 ao mês e depois de formado, R$ 4.500,00.

Informações da assessoria do Corpo de Bombeiros

Publicado em segunda-feira, 13 de dezembro de 2010