Polícia Civil lança concurso com 250 vagas para agente;

Fonte: FILIPE SOUZA - gazeta online

Quem está em busca de uma oportunidade de emprego na área de segurança pública vai ter uma nova oportunidade. A Polícia Civil divulgou no Diário Oficial desta sexta-feira (20), o edital do concurso público que vai preencher 250 vagas para o cargo de agente de polícia. O salário inicial é de R$ 2.767,78, além da escala especial no valor de R$ 566,13. A prova será realizada no dia 14 de outubro de 2012.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 05 de setembro no site da organizadora do concurso, Fundação de Apoio ao Cefet (Funcefet). O valor da inscrição é R$ 90,00.

Os interessados em concorrer a uma das vagas devem ter o certificado de conclusão de curso de nível médio, além de ter idade mínima de 18 completos na data da posse, Carteira Nacional de Habilitação, categoria B, C, D ou E e ser aprovado em todas as fases do concurso público.

O chefe da Polícia Civil Joel Lyrio destacou que os 250 novos agentes de polícia são altamente importantes no cenário da segurança pública no Estado e eles devem atuar no interior do Estado.

“É uma recomposição de efetivo. O Governo tem se preocupado com a segurança pública. É um reforço que vai nos ajudar no aumento de recurso humano capacitado. Os noveos agentes vão atuar nas delegacias do interior do Estado e em plantões policiais”.

Com o aumento do efetivo policial no interior do Estado, a Polícia Civil pretende aumentar o número de delegacias funcionando 24 horas e o atendimento à população.

Leia mais notícias em cursos e concursos

Etapas do concurso

O concurso será dividido em três etapas. A primeira é uma prova que será aplicada no dia 14 de outubro de 2012 (domingo), a partir das 14 horas, com duração de quatro horas. A avaliação, que terá caráter classificatório e eliminatório, será composta de cem questões de múltipla escolha, sendo 40 questões de língua portuguesa e 60 de raciocínio lógico, valendo um ponto cada questão. O candidato que não obtiver o aproveitamento mínimo de 50% em cada matéria será eliminado. O conteúdo programático está disponível no edital do concurso.

Apenas os 750 primeiros colocados na prova intelectual serão convocados para a segunda etapa, que é constituída do teste de aptidão física, dos exames médico, toxicológico e psicológico. Os exercícios para o teste de aptidão física são corrida em 12 minutos, barra, abdominal e flexão de braços. A terceira fase do concurso é constituída pela investigação criminal e social do candidato.

A jornada de trabalho para o cargo de Agente de Polícia Civil é de 40 horas semanais, podendo ser submetido à escala de plantão, segundo a conveniência da Administração. Além disso, o cargo de Agente de Polícia Civil é incompatível com qualquer outra atividade, qualquer que seja a forma de admissão, remunerada ou não, em entidade pública ou privada.

A previsão da Polícia Civil é que os novos agentes já estejam prontos para atuar em janeiro de 2013.

Publicado em segunda-feira, 23 de julho de 2012