Polícia Militar - ES abre concurso com 2.123 p/ Soldado;

A Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PM-ES) divulgou sexta-feira, 19 de julho, o edital que regulamenta a realização do concurso público nº. 01/2013 destinado ao preenchimento de 1.623 vagas para Soldado Combatente (QPMP-C) e formação de cadastro de reserva com mais 500 vagas.

O subsídio bruto enquanto aluno é de R$ 1.112,14 e após a incorporação será de R$ 2.631,97.

Os interessados em participar do concurso devem atender alguns requisitos básicos como: ser brasileiro; ter altura mínima descalço e descoberto, de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres; ter o nível médio de escolaridade; estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos; estar em dia com suas obrigações militares se for do sexo masculino; possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir automóvel, no mínimo na categoria B; e ter, no mínimo, 18 anos de idade na data de matrícula no curso de formação e, no máximo, 28 anos de idade no primeiro dia de inscrição no concurso.

As inscrições ficarão abertas no período entre às 10h do dia 1º de agosto e 23h59 do dia 19 de agosto 2013 e poderão ser efetuadas pelo site www.exatuspr.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 21,58.

O candidato, no ato da inscrição, deverá optar entre as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e Região Metropolitana da Grande Vitória como localidade de realização da primeira etapa.

O concurso público será composto por 10 etapas, conforme descritas a seguir:

1ª Etapa - Exame Intelectual - Eliminatória e classificatória. Constará de prova objetiva com 70 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa e Matemática e prova de redação. Esta avaliação está prevista para ser aplicada no dia 15 de setembro de 2013, em uma das cidades escolhidas no ato da inscrição;
2ª Etapa - Entrega de documentação preliminar e aferição de idade - Eliminatória;
3ª Etapa - Exame de Aptidão Física - Eliminatória;
4ª Etapa - Exame Psicossomático - Eliminatória. Os candidatos serão submetidos a testes de inteligência e personalidade devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP);
5ª Etapa - Investigação Social - Eliminatória;
6ª Etapa - Exames de Saúde - Eliminatória;
7ª Etapa - Entrega da documentação para fins de classificação e de formação de cadastro de reserva - Eliminatória;
8ª Etapa - Classificação final e matrícula no Curso de Formação - Eliminatória e classificatória;
9ª Etapa - Realização do Curso de Formação de Soldados - Eliminatória e classificatória;
10ª Etapa - Resultado Final e encerramento do Curso de Formação de Soldado Combatente.

O prazo de validade deste concurso será de dois anos.

Para conhecer as atribuições do cargo, conteúdo programático das provas e outros detalhes, basta ler o edital completo disponível em nosso site.

Jornalista: Lorayne Freitas

Publicado em terça-feira, 23 de julho de 2013