Novo concurso da Receita Federal para a carreira de auditor;

Órgão já solicitou abertura de mais vagas para carreiras

Foto: Bernardo Coutinho< >< >>< > >< > >< > >< >< style='margin: 0px; padding: 0px; color: rgb(0, 128, 128) !important; font-family: Arial Black , arial !important; font-weight: bold;'>Dicas para a preparação

(por Dênis França, site Questões de Concurso, e Giuliano Menezes, do curso Agora Eu Passo)

O CONCURSO

É pra mim?
Faça uma lista de prós e contras. No que você acha que sua vida será melhor se você alcançar esse cargo? Escreva isso numa lista e coloque num lugar onde você olhe todos os dias, para se manter focado.

DICAS

Tempo de estudo
Segundo o professor, um concurso da Receita Federal exige preparação de no mínimo um ano, sendo este momento o ideal para iniciar uma preparação séria para essa disputa.

Rotina
Mais importante do que estudar muitas horas em um dia e em outros não estudar nada, é ter uma rotina diária. Exemplo: reservar três horas no turno da tarde e três no turno da noite. Se for um concurseiro iniciante, comece devagar para evitar frustrações.

Motivação
Notícias acerca do concurso e o estabelecimento de metas individuais de estudo são boas fontes de motivação, bem como com a realização de exercícios.

Metas
Estabeleça metas de estudo dividindo os itens do programa. Alternar as ferramentas de estudo (leituras, resumos, resolução de questões, aulas etc) também é útil para não desanimar.

Auditor: poucas diferenças
É difícil afirmar se haverá diferenças porque órgãos e bancas têm sempre surpresas. No entanto, no caso de auditor fiscal, estude integralmente o edital deste ano. Quando publicado o novo edital, complementa-se com os tópicos ainda não vistos.

Analista: espere novidades
Quanto mais distante no tempo está o programa de disciplinas de um edital, maior é a tendência de que ele sofra alterações para o próximo certame. Como o último concurso foi em 2012, é mais possível que haja novidades.

Possibilidades
No último edital para auditor, houve diminuição das questões de conhecimentos gerais e não tão diretamente ligadas à atividade do cargo em si - algumas disciplinas foram até excluídas, como Direito Civil, Penal e Empresarial.

Específicas
Mesmo com um aumento da importância das disciplinas específicas, que representam com mais exatidão o dia a dia de um profissional da Receita Federal, não deixe de estudar tudo – dá tempo.

Publicado em terça-feira, 03 de junho de 2014