História das Olimpíadas



História das Olimpíadas

Os esportes no Colégio sempre foram uma prioridade. Dr. Dirceu montou 4 times para todas as séries que competiam entre si em várias modalidades: o time vermelho, o azul, o branco e o preto , escalados pelo Presidente do Grêmio. No final do ano ganhava o time que somasse mais pontos de todas as séries, havia premiação com medalhas, subiam ao pódio e homenageavam a madrinha do time vencedor.

Em razão da fama que se espalhava por todas as paragens sobre a qualidade nos Esportes no Colégio, em meados de 1949 Dr. Dirceu recebeu um telegrama comunicando que, por unanimidade, o Conselho Desportivo Escolar do Estado havia escolhido Muqui para sediar as Olimpíadas de 1950 , a primeira vez fora da capital, Vitória, e Dr. Aloyr Queiroz de Araújo, Diretor de Educação Física do Estado e seu assessor técnico, Prof. Léo Ribeiro, para organizar o evento. Em sessão solene do Grêmio, Dr. Aloyr fez a entrega da Bandeira Olímpica, oficializando a sede, que foi hasteada em seguida. No mês de agosto, o Conselho Desportivo instituiu a Taça Avides Fraga para premiar a equipe feminina que vencesse durante a Olimpíada.

Foi então eleito que o evento aconteceria na Semana da Pátria .

Obedecendo o regulamento, iniciaram-se as obras necessárias para sediar os jogos olímpicos no Colégio. Foi feita a total reforma da piscina, tendo sido pintada com impermeabilizante verde. Foi necessária a construção da balaustrada, a ampliação das pistas de corrida e do campo de futebol, da caixa de saltos, além de um ginásio de esportes coberto, o chamado Gymnasium. Dr. Dirceu se esmerou, justificando a fama e o renome do Colégio pelo país. Foi decretado feriado escolar e as famílias locais hospedariam os mais de 300 atletas, dentre eles 100 moças, além de seus parentes e amigos. No final este número superou as expectativas, atingindo quase 400 visitantes - verdadeiro recorde olímpico - que foram amigavelmente hospedadas pelos moradores e nas repartições estabelecidas para tal, na maior solenidade cívico-escolar realizada no interior do estado.

No dia 3 de setembro de 1950 , iniciou-se a Olimpíada com a saída do Fogo Simbólico aceso, a partir do túmulo do Padre Anchieta, conduzido por atletas dos colégios e da Força Militar, até Safra, quando os alunos de Cachoeiro o receberam e seguiram até a Matriz da cidade, onde ficou até o dia seguinte. Dali seguiu pela estrada até Muqui, sendo a tocha olímpica carregada em revezamento por 50 atletas do nosso Colégio, que adentraram a cidade às escuras às 20:40h, nas mãos de José Harb Harb, vice-presidente do Grêmio, até o Altar Olímpico montado na frente da Matriz, vigiado por alunos enquanto ali permaneceu. Os sinos da Matriz repicaram e os archotes acesos deram um aspecto deslumbrante ao espetáculo.

No dia seguinte, dia 5 de setembro, a tocha acesa seguiu para o Altar do Colégio onde ficou até o final dos jogos. A abertura da Olimpíada foi elegantemente coreografada na presença do então Governador José Sette, em um show de Educação Física de beleza e precisão. Participaram do evento 16 embaixadas. O evento terminou no dia 8 de setembro, com a entrega dos prêmios.

O evento terminou no dia 8 de setembro, com a entrega dos prêmios.

As provas foram:

Individuais - Atletismo

  • Provas de pista
  • Provas de campo: salto em altura, distância e vara
                               lançamento de disco e dardo
                               lançamento de peso e pelota
  • natação e tênis de mesa (feminino e masculino)

Coletivas

  • voleibol
  • basquetebol
  • futebol

Os recordes da nossa equipe :

Arremesso de disco - Paulo Vianna de Aguiar (recorde brasileiro juvenil com 40,60 metros )
Arremesso de peso - Alberto de Pádua Passos (ganhou com grande vantagem)
Natação Masculina - Fábio Mattos (ganhou em todas as modalidades)
Tênis de mesa Masculino e Feminino - Jair Santos e Maria Olympia Benevenuto Barroso
Futebol de campo - Time do Colégio

O resultado final das Olimpíadas:

1º Lugar: Colégio de Muqui com 93 pontos
2º Lugar: U.A.G.E.S. (Vitória) com 48 pontos
3º Lugar: Salesiano (Vitória) com 42 pontos

Entre os três vencedores individuais foi premiado o muquiense Fábio Mattos pelas provas de natação. Foi carregado pelos adversários, pois venceu todas as provas.

A festa de encerramento e de entrega dos prêmios aconteceu no dia 8 de setembro, no pódio, fartamente iluminado por holofotes, quando foi entregue uma grande taça ao Campeão Olímpico e 4 Medalhas de Ouro. Muqui não venceu em apenas duas modalidades: basquete e vôlei. Mais tarde houve um baile de confraternização em grande estilo. Quatro carros do Noturno da Estrada de Ferro Leopoldina levaram algumas delegações, ovacionadas sob uma alegre queima de fogos.

Destes campos de esportes saíram vários atletas, dos mais destacados, como Carlos Geraldo Moschen , em salto de vara, que tornou-se pentacampeão carioca e vice-campeão sul-americano, sendo atleta laureado do Clube de Regatas Flamengo. Irezê Rosa, que brilhou no gol do Madureira; Gilson Musse, que fez sucesso também como goleiro do Botafogo no Rio e Nery, atacante do Tupy em Juiz de Fora. Destacou-se também Moysés Ferreira Alves (apelido Zezinho), o mais importante de todos, que jogou no Clube Rio Branco, Vasco da Gama em 1943, destacando-se no Botafogo (RJ), Corinthians (SP) e Flamengo (RJ), além de chegar à Seleção Brasileira. Foi também grande goleiro no Rio de Janeiro, Senithes Gomes de Moraes.

Destes campos de esportes saíram vários atletas, dos mais destacados, como Carlos Geraldo Moschen , em salto de vara, que tornou-se pentacampeão carioca e vice-campeão sul-americano, sendo atleta laureado do Clube de Regatas Flamengo. Destacou-se também Moysés Ferreira Alves (apelido Zezinho) que jogou no Clube Rio Branco, Vasco da Gama em 1943, destacando-se no Botafogo (RJ), Corinthians (SP) e Flamengo (RJ). Foi também grande goleiro no Rio de Janeiro, Senithes Gomes de Moraes .

Assim Dr. Dirceu viu seu esforço duplamente coroado, tanto por ter sediado como por ter vencido as provas e formado dezenas de atletas, fincando a bandeira do Grêmio do Colégio de Muqui na História do Esporte do Estado do Espírito Santo.

[removed][removed] [removed][removed][removed][removed][removed][removed] [removed][removed]

ACOMPANHE A CÂMARA
Receba novidades sobre assuntos da Câmara

ENDEREÇO:
Rua Satyro França, n° 95 - Centro, Muqui - ES

ATENDIMENTO:
Telefone: (28) 3554-1866 / 3554-1666
E-mail: ouvidoria@camaramuqui.es.gov.br

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

HORÁRIO DAS SESSÕES:
Sessões: 1° e 3° Quarta-Feira do Mês