História da Associação dos Ex-Alunos

Consta em nota no Jornal "O Município" de setembro de 1951, que existiu uma Sociedade de Ex-Alunos de Muqui, S.E.M. , fundada em setembro de 1951, em Cachoeiro de Itapemirim, por Carlos Ferdinando Mignone, ex-aluno das primeiras turmas, a fim de que confraternizassem entre si e entre os alunos da época. A Presidência ficou assim constituída:

Presidente: Carlos Ferdinando Mignone

Vice-Presidente: Nicolau Deps

1º. Secretário: Carlos Ataíde

2º. Secretário: Átila Afonso Silva

1º. Tesoureiro: Manoel Luiz da Silva

2º. Tesoureiro: Mario Casotti Filho

Orador Oficial: Antonio Ganhoto Neto

No dia do Professor, em outubro de 1951, vieram a Muqui onde disputaram várias partidas esportistas com os gremistas do Colégio. Houve Sessão do Grêmio para recepcioná-los, cuja foto encontra-se na Galeria de fotos para documentar o evento, porém não nos é possível distinguir com clareza os componentes da Mesa. Nicolau Deps foi o segundo Presidente desta Sociedade, sendo que não encontramos mais notícias sobre esta Sociedade até o momento. Fica comprovado aqui que desde 1951 já havia nascido o sentimento de união na tentativa de reverenciar a amizade e de manter acesa a chama do companheirismo e dos bons tempos vividos no Colégio de Muqui. A S.E.M. foi claramente precursora da atual Associação de Ex-alunos.

Existem mais tarde registros confirmando que a partir de 1963 os ex-alunos começaram novamente a se encontrar em festas anuais no "Dia da Saudade" nos finais dos meses de novembro, para reviver as atividades dos velhos tempos, praticando esportes, usando a piscina, almoçando juntos e emocionando-se com as recordações, até que em 1971, incrédulos, depararam-se com as ruínas das instalações do Colégio que fora demolido puxado a trator por razões provavelmente políticas.

Diante desta tragédia e ansiosos para que a memória dos tempos gloriosos não se extinguisse, fundaram oficialmente em 30 de novembro de 1974 a Associação dos ex-Alunos do Colégio de Muqui , quando o estatuto foi redigido e eleita a primeira Diretoria. Senithes Gomes Moraes presidiu a Assembléia e Olinto Berilli foi o primeiro Presidente eleito. A Associação foi registrada e reconhecida como de Utilidade Pública Municipal em 1977.

Os ex-alunos continuam a comemorar fervorosamente o Encontro Anual, no terceiro sábado e domingo dos meses de julho. São enviados em média mais de mil convites para a Festa onde centenas de ex-alunos se encontram para matar a saudade dos tempos de glória do Colégio. O "Dia da Saudade" é composto de vários eventos. No sábado: recepção dos ex-alunos com almoço, sessão solene do Grêmio, desfile pela cidade e baile à noite. No domingo: Assembléia Geral para tratar dos assuntos pertinentes, com leitura e confecção da ata, almoço e despedida.

São nesses encontros que os colegas revivem toda época marcante da juventude, onde a confraternização, muito mais que uma festa, é também um modelo de respeito à época de estudo e a prática de esportes, já que o colégio tornou a cidade conhecida em todo o estado e até fora dele pela qualidade do seu ensino educativo, pelo incentivo aos esportes, transmitindo exemplos de amor à pátria e de ensinamentos valiosos de cidadania.

Nada detém o momento mágico desses dois dias de festa. A emoção toma conta dos ex-colegiais quando chega a hora da despedida. E todos retornam para suas casas com o espírito pacificado com a alegria de ter vivido mais um pouco o sonho que se transformou numa imensa saudade.

A Associação dos Ex-alunos neste ínterim tem colaborado com alguns feitos na cidade, como na recuperação do prédio do Grêmio, juntamente com o Prefeito Gilberto Moffate Vicente; na entrega de cadeira de rodas e roupas para os asilos e para as obras rotárias; na pintura do Clube Centro Cívico e também na organização e restauração e montagem do Museu do Colégio e da Cidade, através da incansável batalhadora, Ketty Cirillo, e outros feitos, como a confecção da grande maquete reproduzindo as antigas instalações, a digitalização e o lançamento do Museu Virtual, a luta por um Convênio Estadual que agora se faz possível, a produção de banners contando cada parte desta história ricamente documentados.

Em 2007, pela primeira vez na história da Associação, os Ex-Fanfarristas, três anos após seu Jubileu de Prata, por terem recebido homenagem da Associação dos Ex-alunos na ocasião, formaram uma segunda chapa, quando da eleição da nova diretoria da Associação. A chapa apresentada foi eleita democraticamente pela maioria presente por ter trazido novas propostas de gestão, recrutando também ex-alunos veteranos na chapa, para, além de aprenderem com eles, darem manutenção a esta Tradição, já que sem sangue novo os Encontros estariam fadados a terminar no tempo.

Gostaríamos em uníssono que os ex-alunos de qualquer época e qualquer geração, filhos, netos e bisnetos deste nosso querido Colégio, independentemente do nome e localização que ele carregue, se unissem a nós para a preservação desta memória, participando não só dos festejos anuais, como também da manutenção do sonho de não deixar morrer esta grande saudade e admiração pelo passado da nossa cidade, de onde saíram personalidades de destaque em várias áreas de atuação pelo Brasil afora.